Apresentação

O 1º FESTIVAL CURTA ESCOLAS – Festival de Curtas das Escolas Públicas Estaduais do Pará é um projeto integrado ao Projeto AMAZÔNIA DOC - FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA. Seu principal objetivo é estimular a expressão artística dos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas Estaduais do Pará através da linguagem cinematográfica.

A iniciativa é do Instituto Culta da Amazônia e conta com a parceria/apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Pará e Instituto Márcio Tuma. Entre os objetivos do festival, destaca-se a oportunidade de dar visibilidade à produção audiovisual dos estudantes da rede pública estadual de ensino do Pará e contribuir com a formação do público em relação à linguagem cinematográfica.

Podem participar todos os estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do estado que estejam cursando o ensino médio regular. A produção cinematográfica do gênero curta documentário deverá ter até 15 minutos de duração.

Nesta primeira edição o tema de abordagem será livre. Os filmes selecionados serão exibidos na programação oficial do 1º FESTIVAL CURTA ESCOLAS que está inserida na programação oficial da 6ª edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema – AMAZÔNIA DOC. Os estudantes vencedores ganharão troféus e vão participar de oficinas voltadas para a área do audiovisual, oferecidas pelo Instituto Culta da Amazônia e ZFilmes Produções.



Regulamento

I – Apresentação
  • Evento único no Brasil com edição anual, o AMAZÔNIA DOC – FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA é um fórum privilegiado de discussão, reflexões e ações para a promoção da produção cinematográfica dos países que compõe a Pan-Amazônia. O Festival visa contribuir com a valorização do produto audiovisual do gênero documentário e traz em sua programação duas (02) mostras de caráter competitivo: MOSTRA COMPETITIVA PAN-AMAZÔNICA, que aceita filmes produzidos ou coproduzidos por quaisquer dos 9 países da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa), e a MOSTRA COMPETITIVA AMAZÔNIA LEGAL, para filmes produzidos nos estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal.
II – Meta e principais objetivos
  • A democratização do acesso da produção audiovisual de documentários do território Pan- Amazônico é o principal foco do AMAZÔNIA DOC. A 6ª edição do Festival será realizada no período de 11 a 20 de maio de 2020 em Belém do Pará, tendo como objetivo principal divulgar o cinema Pan-Amazônico de curta e longas-metragens, possibilitar o intercâmbio para a produção realizada em todos os países Pan-Amazônicos, além de discutir meios e estratégias para a produção, realização e distribuição da produção audiovisual e para a formação de plateia para o cinema brasileiro e Pan-Amazônico. Promove mostras, oficinas, seminário e debates.
Amazônia DOC




Amazônia DOC
Amazônia DOC