Oficina “Documentário de Impacto” inicia nesta segunda-feira (3)

Publicado em: 02/06/2019 Autor: Dominik Assunto: Amazônia DOC Tempo de leitura: 2 minutos
O professor Rodrigo Antonio

Como parte da programação do Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema 2019, inicia na próxima segunda-feira (3) e segue até dia 7/06, das 9h às 13h, a oficina “Documentário de Impacto”, com o historiador, produtor audiovisual e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rodrigo Antônio. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser realizadas presencialmente no Sesc Ver-o-Peso (Blvd. Castilhos França, 522 – Campina).

O festival é uma realização da Secretaria do Audiovisual e Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, com co-realização do Instituto de Cultura da Amazônia (Culta) e Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA) e produção de ZFilmes. Apoio cultural: Fundação Cultural do Pará (FCP), Sesc, Belém Soft Hotel, San Tito, Universidade Federal do Pará (UFPA), Sebrae, Estrela do Norte, Banpará, Pará 2000, NET. Apoio: YetLab, Inovador Talvez, CONNE, Projeto Circular e Funtelpa.

A oficina busca trabalhar a construção de estratégias de impacto associadas a projetos documentais e oferecer conceitos e ferramentas para o desenvolvimento e execução de campanhas de impacto, tendo no documentário o potencial para impulsionar mudanças sócio-políticas-ambientais a partir da temática da obra.

“O objetivo é contribuir para aproximação de distintos profissionais das áreas de trabalho social, ambiental e político e criar novas pontes de ação em conjunto entre sociedade e mercado audiovisual, tendo o cinema, como ponto de partida para projetos sociais. A metodologia e o conteúdo da oficina se estruturam a partir dos conceitos de engajamento e compromisso social aplicadas à produção cinematográfica de documentários”, explica o professor.

A oficina é destinada a diretores, produtores e demais profissionais do setor audiovisual com interesse em produção de documentários e profissionais das áreas de educação, meio-ambiente e comunicação interessados em desenvolvimento de projetos sociais na região amazônica, além de estudantes de audiovisual e comunicação.

Sobre Rodrigo Antônio

Trabalhou como produtor, argumentista e assistente de direção em projetos educacionais e institucionais. Foi representante da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV) no Júri Mezcal do 30º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México, 2015) e por essa instituição finalizou em 2015 seus estudos em Produção Audiovisual. Produziu curtas-metragens, de ficção e documentário, webséries e videoclipes. Foi curador e produtor executivo da 11º Festival de Curtas-Metragens Cinefest Gato Preto (Vale do Paraíba, 2015).

Em 2017 realizou a produção executiva da série de ficção “Boto” em conjunto com a Artrupe Produções Artísticas da cidade de Manaus. Desenvolve estudos e projetos sobre produção de impacto social para documentários e, dedica-se, desde 2017, à produção executiva de projetos, mercados e atividades de consultoria junto à Leão do Norte Produções Audiovisuais. Atualmente produz seus primeiros longas-metragens de documentário “Daqui de dentro” e “Aos 15, tudo vai mudar”.

Serviço

AMAZÔNIA DOC 5 – FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA 2019
Oficina “Documentário de Impacto”, com Rodrigo Antônio
De 03/06 a 07/06, das 9h às 13h
No Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 – Campina)
Inscrições gratuitas e presenciais no Sesc Ver-o-Peso
35 vagas para estudantes | 15 vagas para o público em geral
Confira programação completa em: www.amazoniadoc.com.br
Informações: (91) 3349-2018 / contato@zfilmes.com.br

Assessoria de imprensa: Dominik Giusti/Sorella Conteúdo – (91) 98107-8710