Festival Amazônia Doc prorroga inscrições para mostra competitiva até 20 de março

Publicado em: 04/03/2019 Autor: Dominik Assunto: Amazônia DOC Tempo de leitura: 2 minutos


Evento também terá uma nova data: será realizado de 30 de maio a 7 de junho, em Belém. 

O FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA – AMAZÔNIA DOC prorrogou as inscrições para a mostra competitiva até dia 20 de março. O objetivo é viabilizar maior de participação de produções internacionais, com mais realizadores. Além disso, a comissão organizadora decidiu fazer uma ampliação no regulamento do festival para participação de documentários realizados/produzidos a partir de 2017 – o que anteriormente não estava permitido. A inscrição é gratuita. Regulamento completo aqui. O festival é uma realização da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, com produção da Z Filmes e Instituto de Cultura da Amazônia (Culta).

“Mais de 200 documentários já foram inscritos e agora queremos chamar atenção dos produtores internacionais. Para nós é importante termos a cinematografia desses países”, explica Zienhe Castro, Diretora e idealizadora do festival. Estão aptos a serem inscritos curtas (até 30min), médias (30 a 60min) e longas-metragens (mínimo 70min) realizados/finalizados a partir de 1° de janeiro de 2017 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento, disponível no site.

Os filmes serão avaliados por uma comissão de seleção, que vão direcionar os filmes selecionados à mostra mais adequada à linguagem e outros requisitos artísticos e técnicos da obra.

Nova data

Zienhe informa ainda mais uma novidade: a mudança de data do festival, anteriormente previsto para abril e agora confirmado para ocorrer de 30 de maio a 7 de junho – para ajuste de agendas e de programação. A exibição da Mostra Competitiva ocorrerá no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP), e já estão confirmadas a vinda da diretora Susanna Lira, vencedora do prêmio de “melhor documentário” no Festival do Rio em 2018 com o longa “Torre das Donzelas” – nome de uma penitenciária feminina. Foram entrevistadas mulheres que lá ficaram presas, entre elas a ex-presidente Dilma Roussef, no período da ditadura militar. llda Santiago, diretora do Festival do Rio, também é nome confirmado e atua como presidente do Júri Oficial desta quinta edição do evento.

Sobre o Festival

O FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA – AMAZÔNIA DOC é um festival com um recorte único no Brasil, com foco na produção audiovisual de cinema documentário e de ficção dos nove países que compõem a Amazônia. Importante espaço de formação, difusão e de reflexão do cinema produzido nesta rica região, o Festival acumulou um acervo de mais de 500 filmes nas suas quatro últimas edições, conjunto único de obras de difícil acesso.

O FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA busca aprofundar as questões sociopolíticas e de fomento relativas ao audiovisual com perfil de integração dos países da PAN-AMAZÔNIA, através da exibição, debates e palestras sobre as produções cinematográficas de documentários que retratam a realidade amazônica e/ou expressam seus desejos, suas vicissitudes, seus sonhos.

Serviço
Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema
Inscrições gratuitas até o dia 20 de março de 2019 para as mostras competitivas de documentários, por meio do site www.amazoniadoc.com.br.
Regulamento completo: confira aqui.
Informações: ZFilmes
Tel (+55 91) 3349-2018
Tv. São Pedro, 566 –  Sala 504
Belém-Pará

Assessoria de imprensa
Dominik Giusti – Sorella Conteúdo
(91) 98107-8710 / dominikgiusti@gmail.com / sorellaconteudo@gmail.com